CUSTOM CSS
AlsoBuyMinicart Settings 2

Especial Páscoa: o chocolate libera qual hormônio? Nós respondemos!

Chegou a Páscoa, a época mais gostosa do ano, com muito chocolate e guloseimas. Você já se perguntou por que comer chocolate nos gera uma sensação de prazer e bem-estar? Isso se deve às substâncias produzidas no momento dessa ingestão. Neste texto, vamos responder o questionamento: o chocolate libera qual hormônio?

O chocolate se origina a partir do cacau, que é uma fruta tropical. No geral, é feito a partir da mistura de pasta de cacau, açúcar e outros ingredientes, como leite em pó, que juntos criam uma base sólida ou líquida. Ele é conhecido por seu sabor doce e cremoso, e é usado em várias preparações culinárias, em especial na confeitaria para sobremesas.

A composição do chocolate

O chocolate é feito a partir da semente de cacau, que contém diversos compostos químicos, incluindo estimulantes como a cafeína e a teobromina, além de gorduras e açúcares.

O cacau também contém um componente chamado triptofano, que é um aminoácido essencial, o que significa que o corpo não pode produzi-lo naturalmente e deve ser obtido através da alimentação. Ele desempenha um papel importante na síntese de proteínas e é necessário para o bom funcionamento do organismo.

Mão segurando sementes de cacau.
O triptofano presente no cacau é o principal responsável pela sensação de bem-estar causada pelo chocolate.

Além de ser um componente básico das proteínas, o triptofano também é um precursor da serotonina, o neurotransmissor conhecido como o “hormônio do bem-estar”. 

Quando ingerimos um chocolate, o triptofano presente no cacau pode atravessar a barreira hematoencefálica e chegar ao cérebro, onde é convertido em serotonina, aumentando os níveis desse neurotransmissor. A serotonina é responsável por regular o humor, o sono, o apetite e outras funções cerebrais. E, por isso, influencia positivamente o humor e o bem-estar emocional.

O triptofano também está relacionado com a produção de melatonina, o hormônio que regula o sono. A melatonina é produzida a partir do triptofano durante a noite e ajuda a regular o ciclo de sono-vigília do corpo.

Leia também: Melatonina ou triptofano: qual deles é o mais indicado para a melhora do sono

Os benefícios do chocolate para a saúde

O chocolate tem diversos benefícios para a saúde quando consumido com moderação e como parte de uma dieta equilibrada. Entre os principais, destacamos:

Melhora do humor

Como falamos anteriormente, o chocolate contém compostos que estimulam a produção de serotonina e endorfinas, neurotransmissores que atuam na melhorar do humor e redução do estresse.

Saúde do coração

O chocolate amargo, ou seja, com maior teor de cacau, é rico em flavonoides, compostos antioxidantes que ajudam a proteger o coração e reduzir o risco de doenças cardíacas.

Melhora a saúde cerebral

Os flavonoides encontrados na composição do chocolate também agem na circulação sanguínea no cérebro e ajudam a proteger contra o declínio cognitivo.

Melhora a performance física

O chocolate amargo também otimiza a performance física, pois aumenta a resistência e reduz a fadiga muscular, já que tem em sua composição cafeína e teobromina.

Isso porque, contém carboidratos, proteínas e antioxidantes que atuam na recuperação muscular após a atividade física intensa.

Além disso, possuem eletrólitos, como sódio e potássio, que podem ajudar a manter o equilíbrio hídrico do corpo durante o exercício.

Como aproveitar a Páscoa de forma saudável?

Os chocolates são produzidos a partir da combinação de cacau, manteiga de cacau, açúcares ou adoçantes e outros ingredientes. No entanto, a proporção desses ingredientes varia bastante conforme o tipo do chocolate.

O chocolate amargo é o que possui a maior concentração de cacau e menores teores de manteiga de cacau e açúcares, já o chocolate branco, tem menos cacau, mais manteiga de cacau e mais açúcares. Por isso, alguns chocolates tem uma porcentagem de cacau na embalagem. Quanto maior for essa porcentagem, mais saudável é o chocolate.

É no cacau que são encontradas substâncias como triptofano, anandamida, magnésio, entre outros compostos, que ajudam a regular nosso humor, trazendo a sensação de bem-estar, por estimular a liberação de serotonina, também conhecida como “hormônio da felicidade”. Mas será que é só por isso que gostamos tanto de chocolate? 

Barras e raspas de chocolate.
Para aproveitar a Páscoa de forma saudável, atente para a composição do chocolate.

Vale ressaltar que todos nós nascemos com uma predisposição a gostar do gosto doce, algo que vem desde a nossa evolução. Isso porque, o sabor doce era encontrado principalmente em alimentos com alta densidade de nutrientes, como as frutas, importantes para nossa sobrevivência. Já o amargo era comum em venenos e toxinas, o que com a evolução, “treinou” nosso cérebro a rejeitar esse sabor. 

O primeiro deles é que o açúcar está muito associado ao “comer emocional”. Quem nunca comeu um docinho como recompensa depois de um dia difícil ou em uma ocasião especial? Outro fato é que o consumo de açúcar, em excesso, traz diversos prejuízos para a saúde, dentre estes, sintomas como irritabilidade, mau humor e até mesmo depressão.

Isso acontece, pois o excesso de açúcares “desvia” substâncias essenciais da produção de serotonina, para sua metabolização – que é a sua transformação em energia – como as vitaminas do complexo B, por exemplo, diminuindo, assim, a liberação do hormônio da felicidade. Além disso, picos muito elevados de açúcar no sangue, faz com que nosso corpo produza mais insulina, o hormônio responsável pela sua absorção pelas células, promovendo a queda rápida de seus níveis no sangue e sintomas como irritabilidade, mau humor e tontura, por exemplo.

Por isso, nem todos os chocolates trazem felicidade e a dica para aproveitar os ovos de Páscoa, sem peso na consciência, é ficar de olho nos rótulos!

Texto elaborado com auxílio da nutricionista Vitamine-se para embasamento dos dados aqui inseridos.

Choco Pretty – com Colágeno VERISOL® (Caixa)

Delicioso chocolate ao leite de coco com 2,5 g de peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado VERISOL®, 100% da recomendação diária de Vitamina C. Sobremesa funcional ideal para quem deseja unir um delicioso chocolate ao cuidado com a pele, tudo isso de forma saudável e, é claro, deliciosa.

Em destaque