CUSTOM CSS
AlsoBuyMinicart Settings 2

Técnicas de Mindfulness e Relaxamento para um Verão Mais Tranquilo

Palavra de técnicas de mindfulness

O fim do ano vem chegando e com ele o, estresse, por isso técnicas de Mindfulness são uma grande aliada. O verão também pode causar certa irritação por conta das temperaturas elevada, além disso, o cansaço após um ano tão movimentado começam a pesar. Outro ponto no qual indica que está na hora de buscar ajuda, é a ansiedade por estar pensando em muitas, coisas e não focar no presente. Por isso, buscar técnicas para se acalmar ajuda a manter o bem-estar físico e mental, com isso tudo ficará mais agradável para aqueles que vivem em torno de você.

Pensando em tudo isso, reunimos nesse post algumas técnicas de Mindfulness. O melhor caminho para atingir a calma e aproveitar ao máximo os dias de ver. Confira mais a seguir

O que é Mindfulness?

Em tradução, a palavra significa “Atenção plena”, ou seja, é estar totalmente concentrado no presente, dando atenção as questões do presente, deixando preocupações passadas de lado. Em outras palavras, é uma forma de deixar a ansiedade de lado, ao perceber os sentimentos, sensações e o ambiente em que está.

Atingir esse pensamento, é feito através da meditação, deixando qualquer distração de lado. É de forma intencional, deixar os barulhos externos e focar na dedicação e autorregulação da mente. Sendo assim essa técnica consiste em atividades que conectam a ação e o pensamento, melhorando o foco.

Por que praticar?

Raramente estamos totalmente focados nas tarefas que realizamos. Alguns estudos demonstram que nossa mente está focada em apena 47% do tempo, quase metade dos nossos pensamentos está em outro lugar sem ser no presente. Estar com a mente agitada, afeta tanto a nossa vida pessoal quanto profissional, como iremos focar nos projetos se estamos com outras preocupações na cabeça?

Ademais, essa falta de foco pode causar, ansiedade, estresse e impedir a felicidade em momentos de conquista. Por isso, a prática é recomendada para aquelas pessoas que não se sentem no presente e desejam estar mais focadas e precisam aprimorar o foco para obter o bem-estar.

técnicas de mindfuness

Benefícios da prática

O principal benefício da prática é aumentar a concentração, uma vez que a meditação vai te direcionar para as âncoras, responsáveis por manter o foco, como a respiração, os sons, o próprio corpo. Além disso, contribui para o aprendizado, ao tornar a absorção de conteúdo mais fácil, uma vez que tomar consciência do momento em que está estimula a capacidade de interpretação e raciocínio.

Para além da parte mental, esse tipo de meditação colabora com a saúde física. Melhorando a qualidade do sono por estar focado e calmo, promove a saúde por conta da redução do estresse. Aumenta a oxigenação no cérebro e a consciência corporal, o que ajuda na disposição para exercícios físicos. Todos esses benefícios podem ser aplicados na vida pessoal e profissional.

foco

Como realizar as técnicas de mindfulness

Agora que já foi possível compreender o que é como funciona os seus benefícios, vamos conferir os passos para colocar a meditação me prática. Todavia, é importante ressaltar, que a técnica de mindfulness não está presente em apenas um momento do dia, mas sim na forma como se comporta ao longo dele.

Se ajeite em uma posição confortável

Para fazer a meditação, é importante estar em uma posição confortável e em um lugar tranquilo, sem interrupções. Depois, relaxe seu corpo e conduza seus pensamentos para o presente. A meditação no começo do dia, é o primeiro passo para as técnicas de mindfulness, após respirar fundo e alinhar os pensamentos, está na hora de começar o dia, mas mantendo alguns pontos para que a técnica seja mais efetiva, como verá a seguir.

Pessoa sentada praticando a técnica de mindfulness

Foco na respiração

Se atente a forma que o ar entra-e-sai do seu corpo, desse jeito, você saberá identificar quando a sua respiração for se alterando ao longo do dia. Com isso, será possível identificar o que te causa ansiedade ou outras emoções, além de saber como evitar certas situações ou aprender a lidar com elas, por exemplo. Ademais, o encontro com a sua respiração é um encontro com você mesmo.

É recomendado que realize essa prática logo pela manhã, já que funciona como um treinamento de força central para a mente, aprimorando a capacidade de estar no presente. Para a professora Amishi Jha da Universidade de Miami, prestar atenção na respiração é a prática principal.

Pratique a forma de ouvir

Escute o que está ao seu redor, absorve e pense no que está sendo dito. Por exemplo, escute os sons com atenção, observando sua natureza, volume, ritmo e qualidade, assim, será possível desenvolver a consciência auditiva. Criando uma conexão maior com o ambiente que cerca.

Reconheça o que está no seu entorno

Além de escutar os sons que te cercam, é importante praticar a âncora visual, percebendo os objetos ao seu entorno e quais os seus detalhes. Essa técnica, treina a atenção visual, acalma a mente e promove a concentração. Por isso, sinta o que vibra ao seu redor, para respostas mais assertivas.

Pessoa respirando fundo

Repare nas ações do dia-a-dia

Perceber que as ações mais básicas podem ajudar a focar no presente. Repare na forma de se alimentar, quais cheiros e texturas a sua comida tem, perceba como está a mastigação e como o seu corpo se comporta durante a refeição.

Ademais, perceba como você anda, durante as atividades rotineiras. Geralmente, não percebemos como estamos pisando, respirando ou caminhando, e isso permite que nosso cérebro viaje para pensamentos futuros. Além de cometer erros por não estar focado na ação do momento, gerando ansiedade por estar fazendo uma coisa e pensando em outra.

Redirecione seus pensamentos

É normal se distrair, visto os diversos estímulos que nos deparamos no dia a dia. Por isso, quando perceber que sua mente está divagando, traga sua atenção de volta através das sensações físicas, como a respiração.

Caminhando com a técnica de mindfulness

Inclua as técnicas de mindfulness na sua rotina

O mindfulness precisa virar um hábito, por isso defina um horário e duração adequada para realizar a meditação. A repetição ajudará a transformar em um hábito e incorporar em sua vida diária, além de trazer diversos benefícios.

Ajudas saudáveis

A mente é poderosa, mas, às vezes, no início de um novo hábito, pode ser difícil relaxar e focar, por isso, podemos recorrer a ajudas externas e saudáveis como as vitaminas ou até bebidas relaxantes. Como no Relax, uma bebida natural, deliciosa e funcional, pronta para tomar, desenvolvida em collab com a Ambev. Com Triptofano, Magnésio e Melatonina, ajuda a relaxar, desacelerar e proporcionar momentos mais leves durante o dia. Experimente! Assim, você terá um forte aliado nas técnicas de mindfulness e curtirá o verão.

Em destaque